A proteção de dados e o mapeamento da sua empresa

O mapeamento de dados é uma das fases mais importantes do processo de implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nele, é possível observar quais dados são coletados, para quais setores eles são compartilhados, onde são armazenados, entre outras situações relevantes para a evolução do processo.

Muitas vezes, ao elaborarmos um mapeamento, tomamos ciência de que as empresas frequentemente não têm conhecimento de como os dados são armazenados pelos funcionários, mesmo existindo procedimentos internos.

Muitos funcionários processam o armazenamento, a coleta ou até mesmo o compartilhamento de dados fora das diretrizes da empresa. Por isso, é tão importante realizar esse mapeamento e analisar a empresa de forma segmentada, a fim de ajustar as situações do dia a dia.

Um grande exemplo disso é quando a empresa armazena suas informações na nuvem, mas o funcionário faz o download dos arquivos em sua máquina e não os exclui, mantendo-os armazenados por meses. Muitas vezes, o próprio dono da empresa desconhece essa prática.

Observamos situações como essas várias vezes durante o processo de adequação, destacando a importância de a empresa ter um fluxo bem definido para que todos os funcionários saibam como realizar o armazenamento e compartilhamento das informações.

O processo de adequação da sua empresa pode ajudar com o registro dessa sequência de atividades. Além de proteger as informações dos seus colaboradores e clientes, você pode tornar sua empresa muito mais sólida e saudável.

Texto elaborado pela Dra. Simone Leme Bevandick, advogada responsável pela adequação de empresas à LGPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *